sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jeans!

Vocês sabiam que foi Levi Strauss - industrial teuto-americano - quem criou a calça jeans nos Estados Unidos em 1853, com a intenção de uniformizar os garimpeiros da Califórnia?! A fabricação do tecido, chegou a Nimes, no sul da França, os franceses os chamavam de denim e exportavam para Itália, onde eram confeccionados os uniformes dos marinheiros de Gênova. Depois disso, com a descoberta de um tecido tão resistente e apreciado por todos,  em 1973 Levi e Jacob David - o costureiro -  patentearam os rebites de reforço – tachinhas de cobre - que adaptados as peças davam maior durabilidade aos pesos que nelas eram colocados.

As peças destinadas ao vestuário do trabalho, foi inserida no mundo da moda por Calvin Klein, que em 1970 colocou sua primeira peça na passarela. A partir de então, além de sua função primordial, o jeans passou a ser peça fundamental na vida social das pessoas. Com a tecnologia avançando, novos componentes foram agregados, como o elastano e algodão unido ao poliéster.

Num salto ao tempo atual, o jeans hoje possui várias modelagens e lavagens e é peça democrática, prática e jovial na vida de todos. Palmas para aqueles que um dia além de facilitarem a vida dos operários da época, facilitaram os nossos tempos! (Matéria pesquisada no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeans)

Na última sexta-feira, dia 20 de maio, o Jeans comemorou 138 anos! ;) 

Beijos,
T.S













(Fotos: reprodução/divulgação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário